Estratégias de Enfrentamento da Evasão Escolar via Tecnologias Digitais:
uma experiência no IFS-Campus Lagarto
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72025Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC. Estratégias de Enfrentamento. Evasão Escolar no Ensino Técnico. Equipe Multiprofissional. Covid-19.Resumo
Sabe-se que o desenvolvimento de uma nação e a inserção e ascensão social do indivíduo passam pela educação, tanto informal quanto formal, sistemática. Nesta, a escola representa o lócus central de formação na Educação Básica, e a permanência do estudante se configura condição para êxito e continuidade dos estudos em fases posteriores. Do contrário, abandonar ou evadir-se desse espaço pode gerar danos para a sociedade e ao próprio sujeito. No Brasil a evasão escolar acontece em diferentes níveis e modalidades de ensino e se constitui um dos principais problemas sistêmicos enfrentados por governantes e gestores educacionais nas últimas décadas. Não obstante tal fenômeno, aprofundado pela pandemia Covid-19, provoque prejuízos humanos e socioeconômicos, tem sido vigorosamente combatida por ações institucionais e políticas públicas, embora resultados nem sempre louváveis estejam sendo alcançados. Este trabalho trata de busca de soluções via tecnologias para dirimir a evasão no Ensino Médio no duro período do novo coronavírus. Tem como objetivo geral tão somente descrever as estratégias de enfrentamento da evasão escolar no ensino técnico de nível médio desenvolvidas pela equipe multiprofissional do IFS-Campus Lagarto com utilização de instagram, ligações telefônicas, aplicativo de bate-papo online e de vídeo-chamadas. Como método optou-se por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. O estudo conclui a viabilidade e eficácia de acompanhamento psicossocial e pedagógico por meio dessas tecnologias e aponta limites e possibilidades de novas pesquisas.
Referências
BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 21 nov. 2020.
BITTAR, Eduardo C. B. Coronavírus: uma pandemia para rever as patologias sociais do cotidiano. GenJuridico. 2020. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2020/04/13/ coronavirus-pandemia-patologias-sociais/#_ftn1. Acesso em: 10 set. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/constituicao/. Acesso em: 5 set. 2021.
DIGITAL 2020:: GLOBAL DIGITAL OVERVIEW. Disponível em: < https://datareportal.com/reports/digital-2020-global-digital-overview>. Acesso em: 08 set. 2021.
DORE, Rosemary; LUSCHER, Ana Zuleima. Permanência e Evasão na Educação Técnica em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa. Minas Gerais, BH, v.41, n.144, p.772-789, set./dez.2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cp/a/jgRKBkHs5GrxxwkNdNNtTfM/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 15 de set. 2021.
GIL, Antônio Carlos. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Ed. 4. São Paulo: Atlas.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: 2018. Rio de Janeiro, RJ, 2019.
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. Ed. 7. SP: Atlas, 2010.
LOLIS, Dione; LIMA, Jane Cristina Franco de. Evasão e demanda escolar nas favelas e assentamentos na região leste de Londrina. Em Revista, Londrina, PR, v.2, n.2, p. 159-285, jan./jun. 2000. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n2_evasao.htm>. Acesso em 15 de set. 2021.
NASCIMENTO, Ana Paula Leite.; SOUZA, Fábio Kalil de; SIQUEIRA, Débora Lima. Assistência Estudantil e Processos de Trabalho da Equipe Multidisplinar no IFS-Campus Lagarto. Cadernos Cajuína, V. 6, N. 3, 2021. Disponível em: < https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/496/426>. Acesso em 22 de agosto. 2021.
PALFREY, Jhon; GASSER, Urs. NASCIDOS DA ERA DIGITAL: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antônio. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, 12(2), 2007, p. 247-256. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/3sGdvzqtVmGB3nMgCQDVBgL/abstract/?lang=pt>. Acesso em 22 de set. 2019.
RICHARDSON, Roberto J. e colaboradores. (2009). Pesquisa Social: métodos e técnicas. Ed. 3 revista e ampliada. São Paulo: Atlas.
RIOS, Erenildo da Silva; SHIMODA, Eduardo; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. Correlações entre índice de evasão e perfil acadêmico, financeiro e pessoal dos alunos: estudo de caso em uma universidade particular. In: ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2010, Coronel Fabriciano. Anais. Coronel Fabriciano: EMEPRO, 2010. v. 1, p. 1 - 9.
SEVERINO, Antônio José. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. Ed. 23. Revista e Atualizada. SP: Cortez.
SOARES, Tufi Machado et al. (2015). Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, jul./set. 2015.
TODOS PELA EDUCAÇÃO (2020). O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19. Nota Técnica. Disponível em: https://static.poder360.com.br /2020/05/todos-pela-educacao.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Disponível em: https://www.udesc.br/ensinomedioemsc. Acesso em: 16 set. 2021.
WAINE, C. Booth, GREGORY, G. Colombo & WILLIAMS, Joseph. M. (2008). “De perguntas a problemas”. In: WAINE, C. B., GREGORY, G. C. & WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. Ed. 2. São Paulo: Martins Fontes. Tradução Henrique A. Rego Monteiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).