Motivos que levam os alunos à evasão em cursos de pós-graduação lato sensu em instituição pública de educação
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72026Palavras-chave:
Evasão escolar. Abandono Escolar. Pós-graduação lato sensu. Curso superior de especialização. Gestão educacional.Resumo
Este artigo integra uma investigação que teve como objetivo compreender os motivos do abandono nos cursos de pós-graduação lato sensu, também denominados especialização, em instituição pública de educação no estado de São Paulo. O assunto, torna-se relevante devido à carência de discussão e pesquisas relacionadas a este nível de educação e aos altos índices de evasão apresentados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A metodologia adotada para esta pesquisa foi de natureza exploratória e a coleta de dados feita com a aplicação de um questionário on-line. A análise dos dados coletados mostrou que a maioria dos alunos desistiu após o quarto semestre de curso, muitos com dificuldade em entregar o trabalho de conclusão (TCC) ou por dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho. Em uma parcela considerável de respondentes, fatores pessoais contribuíram para a não conclusão. Muitos deles demonstraram interesse em retomar o trabalho de conclusão para obtenção do certificado. A necessidade de contenção da evasão em instituições públicas, visando o não desperdício de recursos financeiros e a falta de pesquisas relacionadas à pós-graduação lato sensu tornou-se a principal motivação para desenvolvimento deste estudo que buscou contribuir com subsídios para ações da gestão institucional.
Referências
ALVES, José Eduardo Viana. Evasão e permanência dos alunos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu online e presenciais da Fundação Getulio Vargas - FGV. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial). Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/25881. Acesso em: 14 set. 2021.
BARDIN; Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, [1977] 2010.
BRASIL. Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG (2011 - 2020). MEC, 2010. Volume I. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 21 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1 de 6 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file. Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/publicacoes-gerais. Acesso em: 20 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CES nº 066/2005. Aprecia a Indicação CNE/CES nº 5/2004, que propõe a alteração do caput art. 6º da Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0066_05.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Plataforma Nilo Peçanha 2018; 2019; 2020. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 328, de 01 de fevereiro de 2005. Dispõe sobre o Cadastro de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e define as disposições para sua operacionalização. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/documentos-pdf/673-sesu-port-328-0102-2005-pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 713, de 8 de setembro de 2021. Estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Colégio Pedro II. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-713-de-8-de-setembro-de-2021-343837861. Acesso: 14 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Secretaria de Educação Superior. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior pública. MEC, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 15 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6095.htm. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 2, nov. 2009. Brasília: MEC, SETEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4151-revista-mec&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 ago. 2021.
BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Relatório de Auditoria Operacional em ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/3230992-Relatorio-de-auditoria.html. Acesso em: 24 ago. 2021.
CANZIANI, Isabela Faraco Siqueira. Evasão dos cursos de pós-graduação lato sensu (2010-2014) da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL - Campus Sul. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_4d127450f95a20891fdbbf9ea134ea73. Acesso em: 16 ago. 2021.
CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n.14, p. 82-89, ago./dez. 2013. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8775/2/Evasao_na_educacao_superior_uma_tematica_em_discussao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do Parecer CFE nº 977/65. Revista Brasileira de Educação nº 30, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a02n30. Acesso em: 21 ago. 2021.
FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Pós-Graduação Lato Sensu: retrospectiva histórica e política atual. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2036_1004.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Plano de Desenvolvimento Institucional – 2019-2023. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/PDI1923/PDI-2019-2023_Aprovado-CONSUP-12.03.2019-valendo.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Plano de Desenvolvimento Institucional – 2014-2018. São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/91-assuntos/desenvolvimento-institucional/desenv-institucional/176-pdi. Acesso em: 23 ago. 2021.
KOWALSKI, Alcimar R.; MATTAR, João; BARBOSA, Lohayny C.; BRANCO, Lilian S. A. Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983. Acesso em: 20 ago. 2021.
SANTOS JUNIOR, José da S.; REAL, Giselle C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 385-402, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200007. Acesso em: 20 ago. 2021.
SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior). Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016. São Paulo: SEMESP, 2016. Disponível em: http://convergenciacom.net/pdf/mapa_ensino_superior_2016.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior). Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019. São Paulo: SEMESP, 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior-no-brasil-2019. Acesso em: 15 ago. 2021.
SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior). Instituto SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021. São Paulo: SEMESP, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa-do-ensino-superior/edicao-11. Acesso em: 15 ago. 2021.
SILVA FILHO, Roberto L. L. e; MONTEJUNAS, Paulo R.; HIPÓLITO, Oscar; LOBO, Maria Beatriz de C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0737132. Acesso em: 24 ago. 2021.
SILVEIRA, Fernanda Romanezi da. A evasão de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma contribuição ao conhecimento das dificuldades na identificação de seus determinantes. 2017. 209 f. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330452. Acesso em: 19 ago. 2021.
TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. S. l.: s. n., 1975. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.874.5361. Acesso em: 20 ago. 2021.
VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela. Evasão Escolar na Educação superior: de que indicador estamos falando? Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 66, p. 908-937, set./dez., 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4009. Acesso em: 20 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).