Multiculturalismo e escola pública
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Identidade, Interculturalismo.Resumo
Este artigo discute alguns conceitos teóricos sobre o multiculturalismo e analisa os resultados de um teste sociométrico aplicado em uma classe de uma escola estadual do ensino fundamental 2 de uma escola da cidade de São Paulo onde há a presença de um número considerável de estrangeiros e filhos de estrangeiros. Verifica-se a interação ou não dos alunos estrangeiros, filhos de estrangeiros e brasileiros e a postura da escola diante dessa situação multicultural.
Referências
BACKSTROM, Bárbara; CASTRO-PEREIRA, Sofia (2012). A questão migratória e as estratégias de convivência entre culturas diferentes em Portugal. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, ano XX, no. 38, Jan/Jun, pp. 83-100.
BAUMANN, Gerd (2012). El enigma multicultural - un replanteamiento de las identidades nacionales, étnicas y religiosas.Barcelona: Paidós.
CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. de (2002). Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, no. 21, Set/Out/Nov/Dez, pp. 61-74.
FREDERICO, Celso (2016). O Multiculturalismo e a dialética do universal e do particular. Estudos Avançados, São Paulo, no. 30 (87), pp. 237- 254.
HALL, Stuart (2003). Da diáspora - identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil.
LOPES, Ana Maria D´Ávila (2012). Da coexistência à convivência com o outro: entre o multiculturalismo e a interculturalidade. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, ano XX, no. 38, Jan/Jun, pp. 67-81.
MARTUCCELLI, Danilo (1996). As contradições políticas do multiculturalismo. In Revista Brasileira de Educação, mai/jun/jul/ago, n.2.
MATEOS, Natalia Ribas (2004). Una invitación a la sociologia de las migraciones. Barcelona: Edicions Bellaterra.
MIYAHIRA, Elbio (2015). Relação entre professor e família: um estudo sobre alunos bolivianos e nordestinos na escola pública. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
OLIVEIRA, Lis Régis Pondeteiro (2013). Encontros e confrontos na escola: um estudo sobre as relações sociais entre alunos brasileiros e bolivianos em São Paulo. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo: Editora UNESP, 2011, pp. 187-227.
RODRIGUES, Leda Maria Oliveira; SOARES, Cybele de Faria e; MIYAHIRA, Elbio; CUNHA, Marinaldo; MOLINARI, Simone Garbi Santana (2014). Imigração recente e educação, o caso do Estado de São Paulo e sua metrópole. Anais da XIX Encontro nacional de estudos populacionais: população, governaça e bem-estar. São Pedro: ABEP.
SANSONE, Livio (2003). Multiculturalismo, Estado e modernidade - As nuanças em alguns países europeus e o debate no Brasil. DADOS - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 46, no. 3, pp. 535-556.
VITA, Álvaro de (2002). Liberalismo igualitário e Multiculturalimo. Lua Nova, no. 55-56, pp. 5-27.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).