Multiculturalismo e escola pública

Autores

  • Elbio Miyahira Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Identidade, Interculturalismo.

Resumo

Este artigo discute alguns conceitos teóricos sobre o multiculturalismo e analisa os resultados de um teste sociométrico aplicado em uma classe de uma escola estadual do ensino fundamental 2 de uma escola da cidade de São Paulo onde há a presença de um número considerável de estrangeiros e filhos de estrangeiros. Verifica-se a interação ou não dos alunos estrangeiros, filhos de estrangeiros e brasileiros e a postura da escola diante dessa situação multicultural.

Biografia do Autor

Elbio Miyahira, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em teologia pela Faculdade de Teologia Metodista Livre (1998), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade concluído em 2015. Doutorado em andamento pelo mesmo programa da PUC SP

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Publicado

2018-11-01

Como Citar

Miyahira, E. (2018). Multiculturalismo e escola pública. Revista De Ciências Sociais, 49(3_Nov/Fev), 455–478. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31485