ÂMBITO CONSTITUCIONAL, HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA E FATO GERADOR DO TRIBUTO. UMA CONTRIBUIÇÃO À TEORIA DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Palavras-chave:
Âmbito constitucional do tributo, Hipótese de incidência, Fato geradorResumo
Neste estudo vamos examinar os significados das expressões âmbito constitucional do tributo, hipótese de incidência e fato gerador do tributo. Expressões que colocamos nessa ordem em atenção à dinâmica do Direito Tributário, como forma de contribuir para que esses conceitos sejam utilizados dentro de um ordenamento lógico e harmonioso.Referências
AMARO, Luciano. Direito Tributário, 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 1963.
BERLINI, Antonio. Principios de Derecho Tributario. trad. de Narciso Amorós Rica e Eusebio González García. Madri: Editorial de Derecho Financiero, 1971, vol.
CARRAZZA, Roque Antônio. BOTALLO, Eduardo Domingos, A Não-incidência do IPI nas Operações Internas com Mercadorias Importadas por Comerciantes (um Falso Caso de Equiparação Legal). Revista Dialética de Direito Tributário, Dialética, São Paulo, maio de 2007, nº 140.
JAPÃO. Constituição do Japão, promulgada em 3 de novembro de 1946. In: Constituição do Brasil e Constituições Estrangeiras. Brasília: Senado Federal – Subsecretaria de Edições Técnicas, 1987.
LAPATZA, Jose Juan Ferreiro. Curso de Derecho Financiero Español, 12ª ed. Madri: Marcial Pons, 1990.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário, 19ª edição, Malheiros, São Paulo, 2001.
MICHELI, Gian Antonio. Curso de Direito Tributário. trad. de Marco Aurélio Greco e Pedro Luciano Marrey Jr., São Paulo: Revista dos Tribunais, 1978.
ROCHA, José de Albuquerque. Teoria Geral do Processo, 6ª edição, Malheiros, São Paulo, 2002.
ROULAND, Norbert. Nos Confins do Direito, trad. de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão, Martins Fontes, São Paulo, 2003.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NOMOS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.