ÂMBITO CONSTITUCIONAL, HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA E FATO GERADOR DO TRIBUTO. UMA CONTRIBUIÇÃO À TEORIA DO DIREITO TRIBUTÁRIO

Autores

  • Hugo de Brito Machado Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Âmbito constitucional do tributo, Hipótese de incidência, Fato gerador

Resumo

Neste estudo vamos examinar os significados das expressões âmbito constitucional do tributo, hipótese de incidência e fato gerador do tributo. Expressões que colocamos nessa ordem em atenção à dinâmica do Direito Tributário, como forma de contribuir para que esses conceitos sejam utilizados dentro de um ordenamento lógico e harmonioso.

Biografia do Autor

Hugo de Brito Machado, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Juiz aposentado do TRF da 5ª Região. Professor Titular de Direito Tributário da UFC. Presidente do Instituto Cearense de Estudos Tributários. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário, da Associação Brasileira de Direito Financeiro, da Academia Internacional de Direito e Economia, do Instituto Ibero-Americano de Direito Público e da International Fiscal Association.

Referências

AMARO, Luciano. Direito Tributário, 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 1963.

BERLINI, Antonio. Principios de Derecho Tributario. trad. de Narciso Amorós Rica e Eusebio González García. Madri: Editorial de Derecho Financiero, 1971, vol.

CARRAZZA, Roque Antônio. BOTALLO, Eduardo Domingos, A Não-incidência do IPI nas Operações Internas com Mercadorias Importadas por Comerciantes (um Falso Caso de Equiparação Legal). Revista Dialética de Direito Tributário, Dialética, São Paulo, maio de 2007, nº 140.

JAPÃO. Constituição do Japão, promulgada em 3 de novembro de 1946. In: Constituição do Brasil e Constituições Estrangeiras. Brasília: Senado Federal – Subsecretaria de Edições Técnicas, 1987.

LAPATZA, Jose Juan Ferreiro. Curso de Derecho Financiero Español, 12ª ed. Madri: Marcial Pons, 1990.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário, 19ª edição, Malheiros, São Paulo, 2001.

MICHELI, Gian Antonio. Curso de Direito Tributário. trad. de Marco Aurélio Greco e Pedro Luciano Marrey Jr., São Paulo: Revista dos Tribunais, 1978.

ROCHA, José de Albuquerque. Teoria Geral do Processo, 6ª edição, Malheiros, São Paulo, 2002.

ROULAND, Norbert. Nos Confins do Direito, trad. de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão, Martins Fontes, São Paulo, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional